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Segundo a assessoria do museu, “Eduardo Matarazzo foi um dos precursores do Antigomobilismo no Brasil, tinha grande amor pela história e por objetos que ajudassem a entendê-la. Um de seus grandes méritos está no fato de que sempre quis dividir seu conhecimento com as pessoas, abrindo sua coleção particular a visitação pública. Fato bastante raro em nosso País.”
O Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV), coordenado pelo Inmetro, chega a sua oitava edição com a participação de todas as montadoras e importadoras do país. Ao todo, são 35 montadoras e importadoras e 795 modelos e versões classificadas. Na prática, quer dizer que cerca de 90% dos veículos comercializados por aqui terão o selo de eficiência que classifica o consumo e a emissão de poluentes, já a partir de maio.
A expectativa do instituto é que até o fim do ano sejam incluídos mais 131 modelos, fechando 2016 com 100% da frota avaliada e classificada.
A eficiência é definida por categorias. Assim, os carros são classificados entre as notas A e E, sendo a primeira a mais eficiente, em categorias distintas: compactos, minivans, esportivos, fora de estrada, entre outros. Este ano, a principal novidade é que a classificação da emissão de gases poluentes passa a ser exibida também por meio de letras, como já ocorre com a avaliação de consumo e a eficiência do veículo em km por litro de combustível.
Outra mudança é a entrada dos veículos leves a diesel (picape, SUV e fora de estrada) e a inclusão de duas novas categorias: picape e micro-compactos e veículos com até seis metros de comprimento. Ao total, 14 categorias compõem o PBEV: micro-compacto, sub-compacto, compacto, médio, grande, esportivo, utilitário esportivo compacto, utilitário esportivo grande, extra-grande, comercial leve, minivan, fora de estrada grande, picape, e carga derivado de veículo de passageiro.
“Na hora de escolher o seu carro, o consumidor encontrará de forma mais clara as informações de eficiência energética, que vão impactar no consumo em toda sua vida útil, e poderá escolher o modelo menos poluente e mais econômico. O objetivo é estimular que o cidadão procure a etiqueta para comparar veículos de uma mesma categoria, auxiliando-o a tomar uma decisão de compra consciente”, diz Alfredo Lobo, diretor de Avaliação da Conformidade.
A tabela do PBEV, com a lista de todos os modelos e suas respectivas classificações, já está disponível na página do Inmetro.
Confira os 10 modelos mais econômicos do Brasil, segundo o PBEV:
OS DEZ MAIS ECONÔMICOS DO BRASIL
Modelos Consumo combinado (gasolina)
1° – Toyota Prius (híbrido) 18 km/l
2° – Peugeot 208 1.2 15,9 km/l
2° – Ford Fusion Hybrid 15,9 km/l
3° – Lexus CT200 (híbrido) 15 km/l
4° – VW Up TSI 1.0 14,8 km/l
5° – VW Up 1.0 14,7 km/l
6° – Nissan Versa 1.0 13,9 km/l
6° – VW Voyage 1.0 13,9 km/l
7° – Ford Ka 1.0 13,8 km/l
8° – Smart Fortwo 1.0 13,7 km/l