CONSULTAR PRODUTOS:

Dicas Técnicas



CUIDADOS COM O SISTEMA DE ARREFECIMENTO

Durante o funcionamento de um motor, somente uma parte da energia do combustível é transformada em trabalho. Outra parte desta energia é convertida em calor que é eliminado, pois os componentes internos do motor não suportariam tão altas temperaturas.

 

O sistema de arrefecimento é responsável por esta troca de calor do motor com o meio ambiente, regulando sua temperatura de trabalho. O calor proveniente do bloco e do cabeçote é transmitido ao fluído de arrefecimento que é resfriado ao passar pelo tubo que conduz o fluído ao radiador.

 

PERFEITO FUNCIONAMENTO

 

Um bom funcionamento do sistema de arrefecimento é de suma importância, pois a performance, a vida útil dos componentes internos e o consumo de combustível são afetados diretamente quando o motor opera fora da faixa de temperatura recomendada.

 

Para manter esse processo funcionando perfeitamente, água limpa e adição de fluídos nas proporções recomendadas são fundamentais, pois este fluído forma uma película protetora na parte interna do tubo e nos componentes metálicos do motor evitando a sua corrosão.

 

O Tubo de Refrigeração do motor é um item de suma importância para o sistema de arrefecimento, a sua vida útil está ligada diretamente aos cuidados com a manutenção e troca do fluído (água + anticorrosivo) dentro do período recomendado. Quando não utilizado da maneira correta este tubo libera uma camada corrosiva que circula pelo sistema de arrefecimento danificando todos os componentes ligados ao sistema de arrefecimento.

 

Também são importantes os seguintes cuidados:

 

  • Manter o nível correto do líquido;
  • Manter o sistema pressurizado utilizando a tampa do reservatório ou do radiador com a pressão especializada e em boas condições;
  • Nunca remover a válvula termostática;
  • Substituir o fluído do sistema de arrefecimento (água + anticorrosivo) dentro do período recomendado.